IMG_2804-2.jpg

Jorge Dias, investigador da Universidade de Cabo Verde, publicou um artigo na Revista Atualidades em Psicologia, da Universidade de Costa Rica. O artigo, intitulado “A perpetração dos comportamentos antissociais em jovens cabo-verdianos: um estudo preditivo”, foi publicado na edição de 2017 da Revista.

No artigo, produzido juntamente com Rita Conde, investigadora da Universidade Lusófona do Porto (Portugal), Nilton Formiga, investigador da Universidade Potiguar (Brasil), Rui Abrunhosa Gonçalves e Olga Cunha, investigadores da Universidade do Minho (Portugal), o investigador da Uni-CV aborda o tema da causalidade acerca dos fatores que estão na génese e manutenção de tais comportamentos que se revela, ainda, incipiente.

De acordo com o trabalho levado a cabo pelos investigadores, em Cabo Verde, desde finais dos anos 90 tem-se assistido a um aumento crescente dos comportamentos antissociais cometidos por jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos. Neste estudo, procurou-se identificar os fatores que predizem comportamentos antissociais, em auto relatados, recorrendo-se, para o efeito, ao International Self-Report Delinquency Study (ISRD-3).

Este artigo é o resultado de uma profunda investigação nas áreas da Justiça Juvenil, prevenção do crime e vitimização, cuja divulgação já aconteceu em várias conferências internacionais. A 73ª Conferência Internacional da Associação Americana de Criminologia nos Estados Unidos da América foi o último evento no qual o investigador da Uni-CV apresentou esses resultados.

revista_atyualidade.png

A Revista Científica “Atualidades em Psicologia” é uma publicação oficial da Universidade de Costa Rica, patrocinada pelo Instituto de Investigações Psicológicas da mesma universidade. O seu objetivo é difundir a produção científica em todos os campos da ciência psicológica. A revista possui um Comité Científico internacional e um sistema de arbitragem para artigos de "par duplo-cego" a nível nacional e internacional. A revista publica em espanhol, inglês e português.

 

O Doutor Jorge Dias, é quadro da Uni-CV e Investigador Membro do ISRD-3 desde 2013. Publicou vários artigos científicos em revistas internacionais sobre a delinquência juvenil, violência de género e vitimização.

 Click aqui para ver o artigo completo